, ,

Resenha do Livro - A vida de C. S. Lewis





O autor Alister McGrath é um conceituado acadêmico e intelectual com passagens significativas nas prestigiadas Universidades de Oxford e Cambridge. Sua vasta formação passa pelas ciências exatas (matemática, física e química) e humanas (história e teologia). Alister é considerado um dos grandes pensadores cristãos da atualidade. Atualmente, ele trabalha no King’s College, em Londres, como diretor do Centro de Teologia, Religião e Cultura e como professor de Teologia, Ministério e Educação.

C. S. Lewis, foi um dos grandes escritores do século XX. Mundialmente conhecido por seus livros infantis As Crônicas de Nárnia. Porém atualmente tem sido uma voz influente entre os escritores e cristãos através de diversos livros, como por exemplo, Cristianismo Puro e Simples. Falecido em 1963, por mais de 50 anos, suas obras fazem parte da vida e do cotidiano de milhões de pessoas até os dias de hoje.

Nesta biografia, Alister aprofunda na vida de C. S. Lewis, para contar toda a trajetória da vida desse grande escritor, de uma maneira precisa, clara e completa. Essa é uma biografia crítica da vida de Lewis, e o autor teve como base de seus estudos, além das publicações de Lewis, uma coletânea de correspondências, publicadas entre 2000 e 2006, que somam mais de 3.500 páginas de texto e oferece um vislumbre adicional às análises da vida de Lewis.

O autor apresenta uma narrativa bem minuciosa, dividindo os capítulos em pequenas porções de anos e analisando a construção da personalidade de Lewis através de seus escritos, tanto os publicados, quanto de sua correspondência.

É descrita de forma cronológica a vida de Lewis, desde a sua infância na Irlanda, até seus últimos dias na Inglaterra. Através de seus escritos, vemos a construção do pensamento ateísta em sua vida e posteriormente a formação de um apologista cristão, considerado um dos mais relutantes dos convertidos.

No livro ainda é apresentado um capítulo especial para tratar de sua maior obra, As Crônicas de Nárnia. O leitor tem a oportunidade de mergulhar nesse mundo imaginativo e compreender diversas figuras presentes nesse universo totalmente criativo. Uma análise esclarecedora, que auxiliará o leitor a ver essas crônicas com outros olhos.

Uma biografia que além de apresentar a vida e obra de C. S. Lewis, é um estudo crítico de um dos maiores escritores do século XX. É o ponto de partida para quem quer conhecer mais sobre esse grande autor.

“Se eu descubro em mim mesmo um desejo que nenhuma experiência deste mundo consegue satisfazer, a explicação mais provável é que eu fui criado para outro mundo.”


Título: A vida de C. S. Lewis: Do ateísmo às terras de Nárnia
Autor: Alister McGrath
Editora: Mundo Cristão
Páginas: 422
Edição

Resenha escrita por Wesley Ximenes
Participante desde 2012


0 comentários:

Postar um comentário