23/01/2017

Resenha do Livro - Soldado Desarmado



Este livro conta a história de um dos heróis mais improváveis que já passaram pelo exército americano, Desmond Doss. Ele foi um dos soldados ativo na 2ª Guerra Mundial e por conta da sua bravura, recebeu a Medalha de Honra concedida pelo Congresso dos Estados Unidos.

Doss participou da guerra sem portar nenhuma arma. Com toda fé e coragem que tinha realizou o resgate de 75 pessoas da linha de frente do combate. Desmond era um cristão fervoroso da Igreja Adventista do Sétimo Dia e que até no meio de uma guerra ele tinha o objetivo de salvar vidas.

O livro traz algumas lembranças de sua infância que marcaram o personagem e o moldaram para que se tornasse um homem de princípios, com elevados valores morais. São momentos de sua infância com seus pais e irmãos, na escola, no trabalho, com os amigos e algumas peripécias realizadas. Doss aprendeu cedo com uma de suas professoras uma frase que fiz questão de decorar e colocar em prática na minha vida. A frase é: 

Se não vale a pena fazer certo desde o início, não vale a pena fazer de maneira nenhuma. ”

Doss também conta como foi o início de seu relacionamento com Dorothy, sua esposa e companheira, além do que tiveram que passar para poderem ficar juntos. É uma história linda e cheia de amor entre os dois. As lutas não foram somente no início, tiveram batalhas também após a guerra, batalhas contra o câncer e surdez. O apoio e amor entre os dois era a motivação para viver mais e mais.

No exército americano Doss teve que travar algumas batalhas por conta da sua fé. Teve vários problemas para conseguir o sábado livre conforme sua convicção religiosa e em todos os momentos ele via a mão Divina o auxiliando. Até mesmo no batalhão de infantaria onde deveria receber treinamento de manuseio de armas Doss teve que se manter firme, pois a ideia de utilizar uma arma e tirar alguma vida não estava em seus planos e ia totalmente contra a sua fé e o mandamento bíblico que fala para não matar. Doss queria servir a sua pátria, porém não queria ir contra os mandamentos de Deus. Conseguiu alinhar os dois objetivos sendo Paramédico do Exército.

Após a guerra e o recebimento da sua medalha, Doss conta os momentos mais marcantes de sua vida. Por participar de muitas homenagens relativas a Medalha de Honra e por ser um membro fervoroso na comunidade Cristã, ele sempre esteve viajando, trabalhando e dando testemunho da sua fidelidade cristã.

Desmond Doss foi um homem vitorioso e a sua história de vida é motivadora. O livro é agradável de ler e me motivou a buscar saber mais da vida deste herói. Doss é um grande exemplo. Vale a pena conhecer um pouquinho da vida deste Herói Improvável.

Título: Soldado Desarmado
Autora: Frances M. Doss
Editora: Casa Publicado Brasileira
Páginas: 174


Compartilhe:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

 

Siga-nos no Instagram