07/02/2017

Resenha do Livro - Mundo Virtual



Que o mundo hoje é digital, ninguém tem dúvidas disso. E parece que a cada ano que passa, mais estamos dentro deste mundo virtual e digital. Este livro foi organizado pelo teólogo e jornalista Vanderlei Dorneles, doutor na área de comunicação pela Universidade de São Paulo (USP).

O livro é composto por 14 capítulos, que foram escritos por 14 autores diferentes. Esses autores são jornalistas, publicitários, administradores, teólogos e várias pessoas bastante experientes na área de comunicação, todos ligados nas áreas de tecnologias e desenvolvimento deste mundo virtual que nos cerca.

Lendo este livro eu senti como se tivesse nesses congressos de 3 dias, onde vários palestrantes fazem seus discursos baseados num tema específico do congresso, variando a aplicação e o ponto de vista. Enquanto eu lia, fiz questão de mentalmente me colocar nas primeiras fileiras e concentrar bastante em todo o conteúdo, pois é de muita importância para vários aspectos de nossa vida. O bom é que esses palestrantes são ótimos, e não foi cansativo nenhuma dessas palestras.

O tema central do livro é "Tecnologias e Comunicação" e busca apresentar os riscos e oportunidades que as novas tecnologias tem para cada um de nós. O primeiro capítulo apresenta um panorama de como a tecnologia está mudando a nossa vida e a sociedade. Depois temos um breve histórico da comunicação no tempo dos tabletes para os tablet. O livro também trata dos risco e ameaças das tecnologias para o sistema familiar, busca apresentar soluções para o vício do mundo virtual e como utilizar as novas tecnologias para o cuidado com a saúde.

Outros temas abordados nos demais capítulos são sobre as oportunidades que a tecnologia proporciona aos campos da educação e também da religião. Nesses dois temas, os dados apresentados foram da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que tem um grande sistema educacional no Brasil e no mundo e que também utiliza as novas tecnologias para divulgação de suas doutrinas, projetos e mensagens.

Este livro faz parte do Clube de Leitura da Casa Publicadora Brasileira (CPB) para o ano de 2017. Seu público alvo são os universitários, mas se você já saiu da universidade que nem eu, ou que por algum motivo ainda não entrou, não deixe de ler esse livro. É uma leitura informativa, clara e que vai te auxiliar a enxergar esse mundo virtual com outros olhos.

Aproveitei e veja quais são os outros livros do ano da CPB e inclua eles na sua lista de leitura, pois Quem Lê Ganha Mais!

Título: Mundo Virtual
Autor: Vanderlei Dorneles (Org.)
Editora: Casa Publicadora Brasileira
Páginas: 240
Compartilhe:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

 

Siga-nos no Instagram