15/03/2017

Resenha do livro - Conselhos Sobre o Regime Alimentar



Tem um verso que gosto muito pois é bem real na prática: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. A verdade liberta muito. É incrível como ouvimos tantas coisas que “Ellen White disse”, mas que na verdade são distorções. Buscar a verdade sempre foi meu impulso para ler os livros desta autora.

A questão do Regime Alimentar é um assunto muitas vezes polêmico, outras vezes assustador ...E foi muito libertador para mim ler esse livro e ver a maneira como Ellen White tratou deste assunto: de uma maneira leve, sábia, firme e amorosa.

Ela começa o livro com as razões para se fazer a reforma. Gostei bastante deste método pois acredito que para fazermos mudanças na nossa vida primeiro precisamos saber o “porquê”. É natural do ser humano buscar saber os porquês. Nos capítulos iniciais já dá para concluir que reformar os hábitos alimentares é algo que só nos trará benefícios, afinal Deus não nos pediria algo que nos prejudicasse.

Após ter convicção do porquê mudar a alimentação é apresentado o “como”. Algo muito marcante é a autora falar que a reforma deve ser progressiva. Nada de radicalismos, comece com pequenas mudanças e você pode obter grandes resultados. É enfática a importância que ela dá ao respeito à individualidade, cada organismo é único e uma pessoa não pode se fazer de regra para outros seguirem.

O que eu mais gostei de descobrir é que uma alimentação saudável é uma alimentação simples. Nas frutas, grãos, verduras e cereais encontramos tudo o que precisamos, e o preparo do alimento precisa ser simples. A diversidade precisa ser sabiamente controlada.

Outro ponto muito importante ressaltado no livro é que a comida deve ser saborosa, simples mas agradável ao paladar:
A comida deve ser preparada com simplicidade, todavia de maneira a se tornar apetecível.”

Ao falar sobre isso Ellen White exalta o trabalho das cozinheiras:
 “Eu pagaria mais alto preço por uma cozinheira do que por qualquer outra parte de meu trabalho”.

Há uma firmeza da autora ao falar que o plano de Deus é que voltemos à alimentação estabelecida no Éden. E que ao irmos contra esse plano além de trazermos consequências terríveis para nossa saúde, acabamos nos afastando do nosso Criador. A saúde é tratada como um assunto estreitamente ligado à espiritualidade.

Há capítulos para assuntos específicos como Carne, Condimentos, Bebidas, Sobremesas, Regularidade das Refeições e Jejum dentre outros. O interessante é que esse livro foi escrito no século XIX, e todas as dicas que a autora deu naquela época são muito atuais, nenhum estudo de nutrição atual vai contra o que ela instruiu. 

Ellen White aconselha que se fale mais sobre saúde, que se ensine às pessoas a prepararem alimento saudável, nutritivo e saboroso. Mas que tudo isso deve ser feito com muito amor, levando em consideração a história de vida de cada um. O que ela ressalta é que sejam ensinados princípios de saúde a todos, que nada seja imposto para que as pessoas não percam o interesse. E a melhor maneira de ensinar é pelo exemplo.

Espero que você tenha se sentido motivado a ler este livro. Você aprenderá muitas coisas que te ajudarão a ter mais saúde e viver em plenitude com o Seu Criador. Te ajudará com questões como: "De quantas em quantas horas comer?", "O que comer?", "Quais hábitos preciso abandonar para ter mais saúde?","Que tipos de alimentos evitar a todo custo?" ...

Se você gosta de assuntos relacionados à saúde acesse o site: www.naturebicesdaelen.com.br

Título: Conselhos sobre o Regime Alimentar
Autora: Ellen G. White
Editora: Casa Publicadora Brasileira
Número de Páginas: 509



Compartilhe:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

 

Siga-nos no Instagram