13/06/2018

Resenha - O que vi, aprendi e recomendo para a vida




No livro O que vi, aprendi e recomendo para a vida, Orlando Marciano compartilha sua trajetória de vida pessoal e profissional. Nascido no interior de São Paulo, o autor relata a vida da época, a necessidade de trabalhar desde cedo e mostra como saiu das fazendas para a cidade e trilhou um caminho de sucesso até a presidência da Coopercica.

“Aos 16 anos, tinha experimentado a vida de boia-fria, a venda de frango, o trabalho como charreteiro-boy, os efeitos da enxada, a direção de maquinário pesado, como tratores e caminhões, e a liderança de pessoas difíceis”, conta Orlando. Cada uma dessas fases é explicada na obra e o leitor se emociona com a resiliência do autor nos momentos difíceis.

A brilhante carreira de cinco décadas é inspiração para as pessoas que vieram de uma educação humilde e sonham com o mais alto posto corporativo. Da roça ao topo da liderança, é reconhecido por seu legado em defesa do setor e por seu estilo de enfrentar, com justiça, o que é errado.

Orlando foi um dos responsáveis por transformar a Coopercica na cooperativa que é hoje. Teve papel determinante no momento em que a empresa estava prestes a declarar falência e, conversando com os funcionários, conseguiu que toda a equipe se comprometesse a trabalhar para salvá-la.

 O leitor também aprenderá sobre os seguintes assuntos:

- Como ser mais assertivo na carreira e no exercício de liderar.
- A necessidade de desenvolver o enfrentamento, em vez adotar a resignação.
- O papel da estratégia e da resiliência para alcançar objetivos e resultados inéditos.
- Como os relacionamentos alavancam negócios e blindam a carreira.

Sobre o autor

Orlando Marciano é CEO da Cooperativa de Consumo Coopercica. Sua brilhante carreira de cinco décadas é inspiração para as pessoas que vieram de uma educação humilde e sonham com o mais alto posto corporativo.

Da roça ao topo da liderança, é reconhecido por seu legado em defesa do setor e por seu estilo de enfrentar, com justiça, o que é errado. Em vez de funcionários e números, sempre contemplou o ser humano, antes e acima de tudo, como semelhante.

Com o pai, na fazenda Guaxinduva, aprendeu as primeiras lições de liderança, em 1965. Antes da maioridade, foi contratado pela Cica. Depois de 28 anos e memoráveis vitórias, entregou seu cargo de confiança para viver a missão que justificou a grandiosidade desta obra.

Em 1990, quando assumiu a gestão, a Coopercica tinha uma loja e 90 funcionários. Com enfrentamento e firme liderança, seis lojas de grande porte foram estruturadas e empregam quase 1000 colaboradores, faturando anualmente mais de 300 milhões.


Título: O que vi, aprendi e recomendo para a vida - 1ª edição – 2018
Autor: Orlando Marciano
Editora: Literare Books International
Páginas: 184


Mais informações: Literare Books

Compartilhe:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

 

Siga-nos no Instagram