14/04/2019

Resenha do Livro - Prazer em conhecer Ellen White



Eleita em 2014 pela revista Smithsonian como uma das 100 pessoas mais influentes dos Estados Unidos, Ellen White certamente é uma das pessoas que deveríamos conhecer e aprender com seus ensinamentos. Muitos jovens de hoje só ouviram falar sobre essa escritora, porém nem todos leram alguns de seus livros ou conheceram a sua obra que marcou a Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Este livro foi escrito pelo professor e teólogo George R. Knight, autor e editor de mais de 70 livros, que vão desde assuntos históricos até os teológicos, como Pecado e Salvação. Alguns de seus livros tem resenha aqui no blog, você encontra: Educando para Eternidade, A visão Apocalíptica e a Neutralização do Adventismo e Eu Costumava ser Perfeito.

O livro é uma bibliografia bem enxuta, mas completa sobre os principais pontos da vida de Ellen White. Ele é dividido em duas partes e isso auxilia na leitura e entendimento da vida e obra da personagem principal. Ao final temos várias fotos históricas, enriquecendo assim o livro.

A primeira parte aborda a vida e o ministério de Ellen White. Contextualiza o leitor com os acontecimentos ocorridos na década de 1840 e como foi o princípio da obra literária de Ellen. Os capítulos desta seção apresentam as orientações práticas para os mileritas que estavam desapontados, para a igreja que estava surgindo, e posteriormente para a igreja internacional e por último, as orientações que ficaram após a morte de Ellen White, que ocorreu em 1915. São capítulos divididos por intervalos de tempo e conta os principais acontecimentos ocorridos da vida de Ellen White e de sua família.

A segunda parte é a que eu mais gostei e que eu acho mais importante. Isso porque ela foi uma autora que deixou mais de 100 mil páginas escritas, incluindo 24 livros, mais de 5 mil artigos em periódicos, acima de 200 panfletos impressos, cerca de 6 mil manuscritos datilografados (cerca de 40mil páginas), e aproximadamente 2 mil cartas manuscritas, segmentos de diários e outros documentos que chegavam a cerca de 20 mil páginas datilografadas. Todos esses números impressionantes encontramos neste livro.

Como tem muito material escrito, é muito importante saber e entender o que ela escreveu. Os dois capítulos da segunda parte esclarecem de maneira bem simples e completa suas obras e temas principais abordados em seus escritos.

O primeiro capítulo fala dos livros escritos, que podem ser divididos em algumas categorias: a Série Conflito, composta por 5 livros e que podem ser considerados os mais importantes de Ellen White, os Testemunhos, voltados para os membros da Igreja Adventista, Livros sobre Cristo e a Salvação, aqui destacamos os livros “O Maior Discurso de Cristo” e “Caminho a Cristo”, Obras Bibliográficas e Livros de Conselhos que abrangem grandes temas como educação, saúde e vida familiar.

De tudo o que foi escrito por Ellen White, podemos visualizar grandes temas que engloba os diferentes livros e artigos que ela escreveu. George enumera 7 grandes temas: O Amor de Deus, O Grande Conflito, Jesus e a Salvação, Centralidade da Bíblia, a Segunda vinda, Mensagem do terceiro anjo e Missão Adventista, Cristianismo prático e Desenvolvimento do Caráter.

Ao final da leitura temos a oportunidade de descobrir detalhes interessantes da vida de Ellen White, saber sobre o que ela fez  e a diferença que ela proporcionou na vida de muitas pessoas. Uma leitura interessante e muito esclarecedora.

Este livro faz parte do clube de leitura da Casa Publicadora Brasileira para o ano de 2019. Clique aqui e confira os outros títulos para este ano.

Título: Prazer em conhecer Ellen White
Autor: George R. Knight
Editora: Casa Publicadora Brasileira
Páginas: 152
Compartilhe:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

 

Siga-nos no Instagram