24/12/2019

Resenha do Livro - A vida é uma arte



Sinopse: 

A existência é uma via de mão única. Passamos pelas situações que a vida coloca diante de nós apenas uma vez. Os fatos, as alegrias e as crises podem até se repetir, mas as circunstâncias nunca são as mesmas. Às vezes, desejamos voltar no tempo para reviver certas épocas, porém o passado jamais pode ser recuperado ou reescrito. Também não conseguimos antever o futuro e saber com detalhes o que fazer em cada nova situação.

A Vida é uma Arte é indispensável para aqueles que procuram viver bem consigo mesmo e com os outros a cada momento. Nesta obra, você encontrará informações sobre os principais dramas da existência e como enfrentá-los com serenidade e motivação.

Este livro é um convite ao leitor para um passeio pela experiência humana, ao longo de todas as suas fases. Ao ler estas páginas, você descobrirá como navegar com mais segurança pelo imenso e imprevisível oceano da existência, mais preparado para os ventos e as tempestades. Por outro lado, também é essencial reconhecer e valorizar os tempos de tranquilidade, alegria e prosperidade. Afinal, esta vida é uma só.


Este foi um dos melhores livros que já lemos. Os assuntos abordados dizem respeito a vida, como vivê-la de forma sábia, como compartilhá-la, como viver relacionamentos saudáveis com os outros e consigo mesmo. O autor é o psicólogo Belisário Marques, doutor em psicologia clínica pela Universidade de Maryland, EUA. Por mais de 20 anos foi colaborador da seção Autoestima, da revista Vida e Saúde.

A vida pode ser considerada como uma sucessão de fatos e acontecimentos que ocorrem desde o nosso nascimento até o nosso falecimento. Viver de maneira saudável cada etapa da vida requer muita sabedoria. O autor apresenta a arte de vivenciar todos os momentos, a arte de aceitar a realidade e moldar a parte que nos cabe e, assim desfrutar ao máximo a dádiva da vida.

Podemos considerar o livro como um tratamento terapêutico, “leiturapia”. Em cada capítulo sentimos como se estivéssemos deitados no divã, expondo os nossos pensamentos e sentimentos e ouvindo do autor, palavras que nos auxiliam visualizar os momentos vividos de uma maneira clara e diferente. Sua escrita é muito leve, personalizada e, a sua experiência como psicólogo é sentida em cada página. Sua competência nos auxilia a vermos a beleza e leveza que a vida pode ter.

O livro é dividido em 7 grandes partes e cada parte tem seus capítulos específicos. Para aqueles que querem uma “sessão” específica, podem ir direto para o capítulo do tema escolhido. Esse é um daqueles livros que é sempre bom ter de fácil acesso, para poder consultar e relembrar os textos marcantes.

As 2 primeiras partes do livro abordam temas sobre o “Eu”. Para aproveitar a existência, é fundamental viver bem consigo mesmo. Questões sobre coerência, aceitação, intimidade, não ser seu próprio algoz, acreditar em seus valores, são alguns dos temas que auxiliarão o leitor a ter uma visão mais adequada sobre si mesmo. Identificar qualquer desvio de personalidade em nós contribui para o nosso crescimento pessoal.

Durante a nossa vida vamos nos relacionar sempre, primeiro com os pais e irmãos, depois na escola, no trabalho, com o cônjuge e filhos. Em todas as nossas fases teremos relacionamentos. Algumas questões devem estar bem alinhadas como o poder, comunicação, a violência, a negociação, confiança, integridade, gostar versus amar etc. O propósito desses capítulos é nos levar a uma adequação do curso da nossa vida para convivermos melhor com as outras pessoas. Ninguém vive sozinho, relacionar-se com os outros é uma arte que precisa ser desenvolvida.

Por fim o livro trata de um assunto tão delicado que é o final da vida. Viver bem até nesses momentos é ideal termos uma vida completa, feliz e agradável. Saber lidar com a nossa própria finitude e também com a de quem amamos, nos faz aproveitar melhor o percurso.

Se você também quer viver uma vida leve, bela e feliz, recomendo fortemente este livro. Creio que você conseguirá ver a beleza da vida após essa prazerosa leitura. Afinal, a vida é uma arte.

Compartilhe:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

 

Siga-nos no Instagram