24/12/2019

Resenha do Livro - A vida é uma arte



Sinopse: 

A existência é uma via de mão única. Passamos pelas situações que a vida coloca diante de nós apenas uma vez. Os fatos, as alegrias e as crises podem até se repetir, mas as circunstâncias nunca são as mesmas. Às vezes, desejamos voltar no tempo para reviver certas épocas, porém o passado jamais pode ser recuperado ou reescrito. Também não conseguimos antever o futuro e saber com detalhes o que fazer em cada nova situação.

A Vida é uma Arte é indispensável para aqueles que procuram viver bem consigo mesmo e com os outros a cada momento. Nesta obra, você encontrará informações sobre os principais dramas da existência e como enfrentá-los com serenidade e motivação.

Este livro é um convite ao leitor para um passeio pela experiência humana, ao longo de todas as suas fases. Ao ler estas páginas, você descobrirá como navegar com mais segurança pelo imenso e imprevisível oceano da existência, mais preparado para os ventos e as tempestades. Por outro lado, também é essencial reconhecer e valorizar os tempos de tranquilidade, alegria e prosperidade. Afinal, esta vida é uma só.


Esse livro foi um presente de uma amiga. E sim é já se tornou um dos meus queridinhos. Ganhei em 2019, li, e penso que vou ler este livro o resto da minha vida. Quero incorporar toda a sabedoria dele!

Esta é uma resenha difícil de ser feita porque esta obra é espetacular!

Mas enfim, este livro foi publicado pela Casa Publicadora Brasileira, aliás se você tem interesse é só entrar no site, o frete é grátis para qualquer lugar do Brasil.

O autor, Belisário Marques é formado em educação física pela USP, Filosofia pela PUC e psicologia pela USP. Eu já conhecia um pouco das ideias do Belisário através de artigos dele na Revista Vida e Saúde.

O subtítulo do livro é ‘Descubra a beleza em cada estação da existência’, o que resume bem o conteúdo do livro. Esta é obra sobre como podemos viver de forma consciente e desfrutar toda plenitude da vida.

A escrita é simples, envolvente e os capítulos são pequenos. Eu até tentei fazer esta leitura devagar para assimilar bem, mas não dei conta. O conteúdo é tão bom que eu acabei devorando o livro em poucos dias. Sabe daqueles livros que você começa a ler e não quer que acabe?

Belisário começa falando sobre o “Eu”. Autoaceitação, Autoconhecimento, Conduta de vida, Crescimento pessoal e como tudo isso sofre influência das atitudes dos nossos criadores.

Depois de fazer-nos pensar sobre nós mesmos o autor aborda questões sobre os relacionamentos. Em todas as nossas fases teremos relacionamentos. Ninguém vive sozinho, relacionar-se com os outros é uma arte que precisa ser desenvolvida. Temos o costume de investir em tantas áreas da nossa vida, e quando se trata de relacionamentos queremos que sejam bons naturalmente.

Nesta parte eu ressalto o que Belisário escreveu sobre a diferença entre gostar e amar. Amar é uma escolha, é desejar e escolher proporcionar o bem do outro. Já o gostar é espontâneo, ninguém escolhe de quem vai gostar. É possível amar alguém, mas não gostar da mesma pessoa. Porque o gostar é algo natural, e a partir do momento que você entende que as pessoas têm liberdade para gostarem ou não de você (e isso não determina o seu valor), você se liberta de se submeter à comportamentos que só faz para agradar os outros. Você se sente mais à vontade para ser mais verdadeiro consigo mesmo, de dizer não quando não quer, e assim viver uma vida mais autêntica.      

Por fim, o livro trata de um assunto muito delicado: a finitude da vida (e trata de uma forma belíssima!). Saber lidar com a nossa própria finitude e também com a de quem amamos, nos faz aproveitar melhor o percurso. Quanto mais você lidar com o tema da morte, menos medo terá dela.

E não fique pensando que este é um daquele livros que falam: você tem que fazer isso, tem que agir assim... Não tem nada disso! Também não é um livro religioso. São apenas artigos de um psicólogo e filósofo falando sobre a complexidade e beleza da existência em todas as suas fases, desde o nascer até o envelhecer.

Eu amei a capa. Folhas verdes novinhas e folhas amareladas que já estão envelhecendo. E todas são lindas assim com as fases.

Este é um livro que todos deveriam ler, inclusive é uma leitura muito interessante para pais e mães, que querem criar filhos saudáveis emocionalmente.

 É um convite à reflexão sobre a vida. Para mim foi uma terapia! E uma frase marcante que eu carrego comigo é: a vida não tem replay. Ter em mente esta ideia me leva a valorizar cada segundo da minha vida, saborear mais todos os momentos, sejam eles bons ou ruins


Compartilhe:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

 

Siga-nos no Instagram