11/10/2016

A importância da Leitura para as Crianças



Diversas pesquisas de todo o mundo mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se tiver o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral, desenvolve a criatividade e a imaginação.

A leitura ajuda as crianças a desenvolverem a fala e a escrita. A fala, pois é através dos livros que as crianças juntam linguagem e imagem de uma maneira que não poderiam fazer em uma conversa cotidiana, encontrando palavras já conhecidas com relações e ações diferentes. Já o desenvolvimento da escrita se dá, pois quando ouve alguém ler, pode associar o som da palavra a sua forma escrita, o que acaba facilitando na hora da alfabetização.

Quem é acostumado à leitura desde bebezinho se torna muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida. Isso quer dizer que o contato com os livros pode mudar o futuro dos seus filhos. Parece exagero? Nos Estados Unidos, por exemplo, a Fundação Nacional de Leitura Infantil (National Children's Reading Foundation) garante que, para a criança de 0 a 5 anos, cada ano ouvindo historinhas e folheando livros equivalem a 50 mil dólares a mais na sua futura renda.

Ler para as crianças, ainda, contribui para estreitar os laços entre pais e filhos e para o seu desenvolvimento emocional. Quando você lê para as crianças, além de passar mais tempo com elas, vocês compartilham a história. As crianças percebem que outra pessoa conhece a mesma história e que pode compartilhar de seus pensamentos e sentimentos sobre o que acabaram de ler e conversar sobre isso acaba estreitando os laços.

Por isso, separe alguns minutinhos toda a noite e leia para eles uma historinha antes de dormir. Os efeitos tem duração de longo prazo e o momento em família vai garantir boas lembranças e experiências.

Compartilhe:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

 

Siga-nos no Instagram