21/03/2017

Resenha do livro - Por que Fazemos o que Fazemos?



Este livro foi escrito pelo filósofo Mario Sérgio Cortella, autor de mais de 20 livros de diversos assuntos, com mestrado e doutorado em Educação e professor-titular da PUC-SP. É também conhecido por suas palestras educacionais e instigantes, além dos comentários em programas de rádios e de televisão.


Por que fazemos o que fazemos? é uma análise sincera sobre as aflições que quase todas as pessoas estão passando ou já passaram em relação ao trabalho, carreira e realização profissional. Esse livro caiu como uma luva para a minha atual vida profissional, pois estou passando por um processo de transformação. As observações que Cortella faz são esclarecedoras e motivadoras.


O livro é bem completo no quesito ambiente de trabalho. São 20 capítulos onde o autor aborda temas como A importância de propósito, Rotina de trabalho, Autoria no trabalho, Motivação, Ética, Valores, Tempo, Lealdade entre outros. São capítulos curtos, de linguagem fácil e acessível a todos.


Cortella traz exemplos do cotidiano para exemplificar suas ideias e explicar o que está sendo tratado. Ele também utiliza de frases marcantes, que para mim é a melhor parte. O meu livro ficou todo sublinhado com as inúmeras frases que grivei. Vou compartilhar algumas frases aqui:


“Uma vida com propósito é aquela em que eu entenda as razões pelas quais faço o que faço e pelas quais claramente deixo de fazer o que não faço.”
“Quem começa o dia de trabalho com um nível de tristeza precisa reinventar as razões pelas quais faz aquilo que faz.”
“A monotonia é a morte da motivação!”
“A principal causa da desmotivação é a ausência de reconhecimento. Quando o profissional não é objeto de gratidão pelo que faz.”
“Para ter o resultado que eu gosto, nem sempre faço o que eu quero.”
“Porque engolir sapo o tempo todo é algo que se pode entender como um sinal de coragem ou persistência, mas muitas vezes é sinônimo de covardia, isto é, alguém está submetido a um sofrimento no cotidiano e vai se conformando: ‘Eu sou mais fraco...’”


Tem muito mais, mas assim seria necessário transcrever quase todo o livro.


Esta obra não é apenas para quem é funcionário de algum empreendimento, é também para os gestores, pois assim é possível entender o outro lado. O trabalhador entende e compreende a empresa, conseguindo ver os motivos que ela age de determinada maneira. Da mesma forma, os gestores conseguirão ver melhor a maneira de tratar e entender os seus colaboradores. É um livro completo.


Já assisti muitos vídeos do Cortella no YouTube, mas ainda não tinha lido nenhum livro. Gostei demais dessa experiência e já estou listando novas obras do autor para ler depois.


Se você já leu algum livro do Mario Sergio Cortella , compartilhe conosco aqui nos comentários.


Título: Por que fazemos o que fazemos?
Autor: Mario Sergio Cortella
Editora: Planeta

Páginas: 174
Compartilhe:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

 

Siga-nos no Instagram